Saúde mental: esta é uma pauta que está constantemente em destaque no dia a dia da população não só do Brasil como do mundo inteiro. Isso acontece porque cada vez mais é possível identificar adultos com algum tipo de problema que envolva o tema. De forma a evitar complicações, torna-se cada vez mais importante cuidar da saúde mental de crianças.

Este cuidado precisa ter início desde os primeiros anos de vida, com o objetivo de garantir qualidade de vida e maior clareza em cada etapa que se passa na vida daquela criança ou adolescente. Porém, existe uma alta demanda de profissionais capacitados para atuar nessa área e é justamente por este motivo que hoje falaremos um pouco mais sobre este assunto, destacando a importância dos profissionais aderirem a um curso de atualização em psiquiatria infantil, visando a capacitação para promover um atendimento de alta qualidade na área.
Entendendo mais sobre a saúde mental de crianças
É na infância que nossa mente se desenvolve e com isso, é comum que pais e responsáveis estejam sempre preocupados com os cuidados que devem ser adotados com as crianças e isso envolve ficar atento às mudanças de comportamento ou problemas emocionais que a criança possa vir a apresentar. Além disso, situações na escola, por exemplo, também pode acionar atenção dos responsáveis para algo diferente.
Por isso é importante estar sempre atento a todos os detalhes referentes aos pequenos, para que caso hajam problemas, possam ser solucionados da melhor maneira possível e com um profissional especializado na área.
Podemos destacar que a psiquiatria da infância e adolescência é uma especialidade da medicina que visa tratar transtornos mentais em crianças e adolescentes. O psiquiatra infantil, é um profissional que opta por se especializar no comportamento e desenvolvimento psicomotor desta faixa etária, atuando no diagnóstico e tratamento de questões ligadas ao comportamento e saúde mental de crianças.
A atuação deste tipo de profissional tem suas peculiaridades, pois é necessário entender as questões específicas e o contexto em que se encaixa para poder auxiliar e tratar a saúde mental de crianças da melhor forma.
Quais são os sinais que indicam a necessidade de avaliação psiquiátrica na criança?
Dentre os principais sinais, é possível destacar atrasos no desenvolvimento (como fala e coordenação motora, por exemplo), tristeza excessiva ou apatia (neste caso vale observar comportamentos como indiferença em relação aos acontecimentos do dia a dia), dificuldade de aprendizagem ou queda no desempenho escolar, ansiedade excessiva, hábitos autodestrutivos, distúrbios alimentares frequentes, agressividade, hiperatividade ou isolamento social.
Estes são só alguns dos sintomas que podem levar ao diagnóstico de transtornos como o Autismo (TEA), Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Depressão e Ansiedade Infantil e outros.
O psiquiatra infantil ouvirá a criança e os pais, no caso da criança, poderá utilizar de brincadeiras e exercícios lúdicos para avaliar suas questões. Relatos de escola, cuidadores e outros profissionais que acompanham a criança também são fundamentais para ajudar o profissional a definir o que está acontecendo com a criança.

O diagnóstico precoce do possível transtorno poderá garantir à criança um tratamento que pode ser feito através de terapias e psicofarmacologia infantil, ou seja, pode ser necessária a prescrição de medicamentos para aliviar os sintomas.
Tudo depende da gravidade do caso, na maioria das vezes, os remédios podem ser parte do tratamento da saúde mental de crianças e são responsáveis por atuar na diminuição dos sintomas que impedem aquela criança de ser emocionalmente saudável.
Casos em que são observados sintomas como insônia, falta de apetite, inquietação e apatia, que podem prejudicar o desenvolvimento e agravar casos psicológicos, precisam ser regularizados desta maneira.
Profissionais que buscam aperfeiçoamento na área oferecem o tratamento adequado e promovem uma vida saudável às crianças
Solicitar ajuda psicológica o mais cedo possível é fundamental para a saúde mental de crianças e é por isso que a figura do psiquiatra infantil é tão necessária para este tipo de tratamento. É neste caminho que o curso de atualização psicofarmacologia na infância e adolescência e o curso de atualização em medicina são tão importantes.

Profissionais que estão sempre se atualizando e seguem fora da inércia no mundo da medicina, tendem a estar sempre por dentro de todas as inovações no cenário, tendo assim a capacidade de propor a melhor solução para sanar os problemas existentes na infância ou adolescência de um paciente.
Portanto, se você está buscando aperfeiçoamento, o CursoMedi conta com curso de atualização para médicos em diversas áreas como Psiquiatria Infantil e Psicofarmacologia na Infância e Adolescência, abrangendo módulos que tratam a respeito dos princípios referentes ao assunto, transtornos e muito mais.
O CursoMedi é uma instituição especializada em oferecer cursos de aperfeiçoamento profissional e conta com curso de atualização para médicos em diversas áreas, além de contar com um corpo docente composto por mais de dez professores mestres e doutores de diversas especialidades que ministram aulas práticas e teóricas transmitidas on-line e ao vivo.
Gostou de saber mais sobre saúde mental de crianças? Então continue acompanhando o CursoMedi no Facebook, Instagram e Linkedin. Para saber mais a respeito dos cursos ofertados, clique aqui para acessar nossa página de cursos.
Até a próxima!