Abril Azul – Conheça a importância da conscientização sobre o Autismo

Criado há quase duas décadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), o “Abril Azul” é uma campanha em prol da conscientização da população a respeito do Transtorno do Espectro Autístico. A campanha tem como principal objetivo promover a inclusão social e o respeito tanto às pessoas com autismo quanto às suas famílias, além de ampliar a disseminação de informações a respeito do tema.

abril-azul

A cor azul que é destaque nas campanhas do ‘Abril Azul’ simboliza a serenidade, harmonia e confiança, características importantes para o desenvolvimento de pessoas autistas. Desde o início, o movimento se espalhou pelo mundo e vem ganhando cada vez mais força, cumprindo com seu papel de divulgar todas as informações necessárias acerca do tema e também sobre os portadores do transtorno.

Com o ‘Abril Azul’ em evidência, é preciso ter conhecimento sobre cada detalhe que permeia o Transtorno do Espectro Autístico (TEA). Portanto, se você quer aprofundar seus conhecimentos, acompanhe este artigo na íntegra.

Autismo – O que é?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como autismo, é uma condição neurológica que afeta a maneira como as pessoas se comunicam, interagem e percebem o mundo ao seu redor. É caracterizado por desvios na interação social, na comunicação e também na utilização da imaginação, se manifestando desde a primeira infância.

Quais são os sintomas?

Nem sempre os sintomas são totalmente evidentes, porém, é possível perceber alterações no comportamento, incluindo movimentos repetitivos ou falas contínuas, hipersensibilidade sensorial, interesses restritos ou obsessivos, dificuldade de interação social e comunicação.

Com base na observação dos sintomas e através de testes específicos realizados por profissionais especializados (como um psiquiatra, por exemplo), é possível realizar o diagnóstico e é essencial que seja feito precocemente para o desenvolvimento adequado da criança. Caso o transtorno não seja tratado da maneira correta, o paciente pode ter seu desenvolvimento comprometido, por isso, atenção aos sinais que caracterizam o autismo é essencial aos olhos dos pais.

abril-azul

Os estigmas enfrentados pelos autistas

Ao longo da história, as pessoas com o transtorno precisaram lidar com os estigmas inicialmente relacionados ao seu próprio diagnóstico. Atualmente, muitos são os desafios e um deles é o capacitismo. 

Pessoas com TEA tem grande potencial, costumam ter também habilidades diferenciadas, mas precisam de oportunidades e de pessoas que acreditem em sua competência. 

Direitos das pessoas com TEA

Assim como qualquer outro indivíduo, as pessoas com autismo possuem os mesmos direitos e precisam ser respeitadas em sua dignidade e autonomia. Dentre os principais, podemos destacar:

  • Direito à educação inclusiva: Pessoas com autismo têm o direito de frequentar escolas regulares e para isso, o sistema educacional deve se adaptar para atender às necessidades especiais.
  • Direito à saúde: É essencial que o sistema de saúde ofereça atendimento especializado e de qualidade para as pessoas com autismo e isso inclui terapias, medicamentos e outros tratamentos necessários.
  • Direito ao trabalho: Conforme citamos anteriormente, é primordial que existam pessoas no mercado de trabalho que acreditem no potencial de pessoas com o transtorno. Poder trabalhar e ter acesso a empregos que sejam compatíveis com suas habilidades e necessidades é essencial para os autistas.

Como o ‘Abril Azul’ pode ajudar?

A campanha é uma oportunidade para ampliar a conscientização sobre o autismo e diminuir tanto o estigma quanto a discriminação enfrentadas. Com foco em promover a inclusão social, a igualdade de direitos e o respeito às diferenças, o ‘Abril Azul’ é responsável por aumentar o conhecimento sobre o autismo entre a população em geral.

abril-azul

É por conta disso que neste mês, é comum que diversas ações de conscientização sejam realizadas (como palestras, caminhadas, eventos e entre outros). Vale destacar que a conscientização não deve se restringir apenas ao mês de abril e precisa ser uma prática constante na vida da população como um todo.

Profissionais especializados são a chave para uma vida em constante desenvolvimento

Com a capacitação de profissionais da psiquiatria (e também de outras diversas áreas), o diagnóstico de autismo tem sido mais rápido e ágil (mesmo existindo diversos graus do transtorno) e isso vem acontecendo pois os profissionais estão se especializando cada vez mais em suas áreas, o que aumenta o grau de conhecimento e garante que o médico seja capaz de promover atendimentos especializados e direcionados para o transtorno.

Sendo assim, podemos destacar o psiquiatra como uma das figuras mais importantes no diagnóstico da Síndrome de Asperger e também do Transtorno do Espectro Autístico (TEA). É por isso que o curso de atualização para médicos se torna parte essencial na carreira do profissional que deseja se destacar e promover o melhor atendimento aos seus pacientes.

Portanto, se você busca um curso de atualização no espectro autístico, escolha o CursoMedi. Somos uma instituição especializada em oferecer cursos de aperfeiçoamento profissional para médicos e contamos com curso de atualização médica em diversas áreas.

abril-azul

Além disso, o CursoMedi também conta com um corpo docente composto por trinta professores mestres e doutores das mais diversas especialidades que ministram aulas práticas e teóricas, que são transmitidas online e ao vivo.

Conheça nossos cursos de Transtorno do Espectro Autístico, Psiquiatria Infantil e Psicofarmacologia na Infância e Adolescência e para ficar por dentro de todas as novidades, acompanhe o CursoMedi no Facebook, Instagram, LinkedIn e também através do blog.

Até a próxima!

Tags:
Não há tags
Abrir Whatsapp
👋 Olá, Doutor(a)! Sobre qual curso quer saber mais? Envie uma mensagem e te explicamos tudo!