Como funciona a Imunoterapia no tratamento de alergias?

Manter o paciente longe dos alérgenos desencadeantes de reações é algo difícil de ser controlado, isso porque aproximadamente 30% da população brasileira possui algum tipo de alergia. Dentro desta porcentagem, cerca de 20% são crianças. 

imunoterapia-no-tratamento-de-alergias

Estes dados provenientes da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, nos mostram que as alergias são um problema que acomete cada vez mais a população. No entanto, se você sofre com este problema, saiba que conviver com a alergia é algo que pode ser revertido através da imunoterapia no tratamento de alergias. Portanto, continue acompanhando este artigo na íntegra para saber mais sobre o assunto e conhecer mais sobre o curso de atualização em medicina.

Entendendo mais sobre imunoterapia e como se aplica no tratamento de doenças alérgicas

Inicialmente o nome pode parecer um tanto agressivo, porém, a imunoterapia no tratamento de alergias é basicamente uma opção terapêutica para a dessensibilização do paciente a uma determinada substância. Para que isso seja possível, são aplicadas doses crescentes do alérgeno ao qual existe sensibilidade (injetável ou sublingual), por um determinado período para que o organismo do paciente passe a tolerá-lo.

Como funciona?

Este tratamento tem como papel principal regular a produção de anticorpos responsáveis pelas manifestações alérgicas (conhecidos como anticorpos da classe IgE), diminuindo as células inflamatórias que participam desta reação alérgica.

Quais alergias podem ser tratadas com a imunoterapia?

Se existe reação alérgica imediata mediada por IgE, a imunoterapia é indicada. Sendo assim, se enquadram as alergias respiratórias como rinite alérgica e asma, alergias a picadas de insetos (como abelhas, formigas, vespas e marimbondos), conjuntivite alérgica e alergias de pele como é o caso da dermatite atópica.

Já no caso de pacientes com asma não controlada, doença coronariana, câncer, pessoas que façam uso de determinado grupo de anti-hipertensivo (betabloqueadores) ou que sofram de outras doenças do sistema imunológico como imunodeficiências ou doenças autoimunes, este tipo de terapia não é indicado. 

Isso porque embora o tratamento seja considerado muito seguro, pode manifestar reações locais e sistêmicas. Portanto, o ideal é que uma ampla investigação do histórico clínico seja feita antes de cada nova etapa do procedimento.

Orientação a imunoterapia e a importância da especialização

É importante destacar que apenas o médico alergista e imunologista pode dar início a investigação, assim como realizar o diagnóstico correto do tipo de alergia do paciente. Da mesma forma, a aplicação do tratamento precisa ser feita por um profissional que conte com uma capacitação específica em imunoterapia no tratamento de alergias, para acompanhar 100% o andamento do tratamento das potenciais reações adversas.

imunoterapia-no-tratamento-de-alergias

É por conta disso que a especialização em imunoterapia se torna um diferencial para profissionais da área. Através de um curso de atualização em alergia, o profissional agrega cada vez mais conhecimento, se destacando no cenário e proporcionando o que há de melhor em tratamento para os pacientes.

De acordo com a ASBAI, pouco mais de 1.500 médicos no Brasil são especializados em alergia e imunologia, o que torna o campo ainda mais promissor, tendo em vista que assim que finalizadas as provas e certificação, o médico especialista poderá atuar em clínicas, consultórios ou hospitais. 

Profissionais da área que buscam um curso de atualização em imunologia garantem conhecimento e atualização acerca do assunto para diagnosticar e tratar as doenças alérgicas. Dentro do curso de alergia e imunologia do CursoMedi, os profissionais passam por módulos que trazem atualizações sobre asma, rinite alérgica, conjuntivite alérgica, dermatite de contato, alergia alimentar, alergia ocupacional, alergia a veneno de insetos himenópteros, dermatite atópica, urticária e angioedema, reações adversas a drogas, anafilaxia e o curso de imunoterapia.

Agora que você conta com uma visão mais abrangente a respeito da imunoterapia no tratamento de alergias, conhece mais sobre o assunto e as áreas de atuação, fortaleça seus conhecimentos através dos cursos de aprimoramento do CursoMedi.

O CursoMedi é uma instituição especializada em oferecer curso de aperfeiçoamento em medicina e conta com curso de atualização em doenças alérgicas e em outras diversas áreas, com o objetivo de atualizar e aumentar a capacitação dos profissionais da área.

imunoterapia-no-tratamento-de-alergias

Nosso corpo docente conta com mais de dez professores mestres e doutores de diversas especialidades que ministram aulas teóricas e práticas transmitidas de forma online e ao vivo, sempre buscando garantir facilidade no processo de atualização através do EAD. 

Gostou de saber mais a respeito da imunoterapia no tratamento de alergias e conhecer mais a respeito do curso de atualização em doenças alérgicas e demais cursos de aperfeiçoamento que o CursoMedi oferece? Então continue acompanhando todas as novidades em nossas redes sociais. 

Acompanhe o CursoMedi no Facebook, Instagram, LinkedIn e para saber mais a respeito dos cursos ofertados, acesse nossa página de cursos, lá você encontrará especializações em diversas áreas como psicofarmacologia na infância e adolescência, psiquiatria infantil, especialização no transtorno do espectro autístico, neurologia, endocrinologia e metabologia e muito mais. Clique aqui e saiba mais.

Até a próxima!

Tags:
Alergia
Imunoterapia
Abrir Whatsapp
👋 Olá, Doutor(a)! Sobre qual curso quer saber mais? Envie uma mensagem e te explicamos tudo!