Transtornos de Humor na Infância: como acontece o diagnóstico?

Com a crescente popularização de debates sobre temas que envolvem a saúde mental, através do desenvolvimento de campanhas como ‘Setembro Amarelo’, por exemplo, diversos transtornos que afetam esta área da saúde da população têm se tornado cada vez mais conhecidos.

transtornos-de-humor-na-infancia

Tendo em vista que tal popularização agrega conhecimento à população, é possível notar o aumento de diagnósticos de transtornos de humor na infância, nosso tema do artigo de hoje. Isso se dá por conta de uma crescente também no número de especializações desenvolvidas por profissionais médicos da área de psiquiatria infantil, a fim de garantir o melhor tratamento e qualidade de vida aos seus pacientes.

Transtornos X Transtornos de Humor

Transtornos: Dizem respeito à quadros psiquiátricos, pois não apresentam causas ou sintomas determinados, mas sempre causam um sofrimento clinicamente significativo para o indivíduo ou para as pessoas de seu convívio, sendo assim, um transtorno.

Transtornos de Humor: Causam sentimentos exacerbados, ausentes ou desproporcionais ao contexto em que vivem. Dentre os principais transtornos de humor, é possível citar a ansiedade, depressão, transtorno opositor desafiante, ciclotimia e distimia.

Transtornos de humor em crianças e adolescentes

Com o acontecimento de situações atípicas como a pandemia, por exemplo, estima-se que uma a quatro crianças e adolescentes tiveram ansiedade ou depressão durante o período. Diversos estressores como isolamento, dificuldades escolares, atritos familiares podem ser os principais motivos para o grande aumento no número de diagnósticos.

Além disso, conforme citamos anteriormente, com um maior número de profissionais capacitados através de curso de atualização em psiquiatria infantil, por exemplo, o número de casos se torna mais expressivo, pois agora são identificados de maneira mais ágil, diferente de anos atrás, quando não havia diagnóstico da maneira adequada.

transtornos-de-humor-na-infancia

Principais transtornos de humor na infância:

Depressão: É caracterizada por sintomas como humor triste e deprimido, anedonia (falta de prazer em atividades que antes eram prazerosas), alterações no sono e no peso, cansaço, sentimentos negativos, etc. Em crianças, a irritabilidade pode ser bem comum, afinal, nesta fase, trabalhar e entender os próprios sentimentos é algo de extrema complicação.

Ansiedade: Caracterizada como um conjunto de preocupações e expectativas excessivas em geral ou referente à temáticas ou situações específicas. Este é um dos tipos de transtornos de humor na infância que pode gerar fobia social (quando episódios de crise ocorrem em lugares lotados), transtorno obsessivo-compulsivo (quando há o desenvolvimento de rituais e manias físicas), ansiedade de separação (quando o afastamento dos pais ou figuras de apoio geram gatilhos).

Ciclotimia e distimia: Quando a criança apresenta variações de humor envolvendo períodos de tristeza, com períodos de animação e euforia, mas que não são intensos o suficiente para caracterizar bipolaridade.

Já a distimia se caracteriza pela apresentação de sintomas da depressão mas que duram menos tempo e são menos intensos do que o quadro depressivo, envolvendo também sofrimento psíquico.

Transtorno opositor desafiador: Geralmente se manifesta nos primeiros anos de vida e a criança pode apresentar comportamentos desafiantes em relação a figuras de autoridade (pais, professores, etc). Irritabilidade, danos a objetos de terceiros e excessos de raiva são os principais sintomas.

Diagnóstico

Tendo em vista que as alterações nos transtornos de humor na infância se caracterizam pelas oscilações entre o estado deprimido e/ou o estado eufórico, é importante ter à frente um profissional qualificado para a realização do diagnóstico.

O pré-requisito para um diagnóstico acurado de transtornos de humor em crianças e transtornos de humor em adolescentes é obter um histórico clínico detalhado, que contenha informações sobre desenvolvimento, antecedentes de possíveis doenças pessoais e familiares, relacionamento com os mesmos, assim como interpessoais e hábitos de vida.

transtornos-de-humor-na-infancia

Tendo isso em vista, a avaliação clínica deve abordar possíveis causas orgânicas aos transtornos de humor na infância, como disfunções endocrinológicas, doenças, infecções crônicas e sistêmicas e outras questões neuropsiquiátricas que podem estar presentes.

Com o diagnóstico precoce, é possível prevenir situações mais complexas como isolamento social, evasão escolar e ameaças de suicídio. O tratamento pode envolver técnicas cognitivas comportamentais, com a criança e seus familiares, além disso, pode envolver tratamento de psicofarmacologia para crianças, que é similar ao dos adultos, mas envolvem medicamentos como a sertralina e fluoxetina (aprovados pelo Food and Drug Administration – FDA).

Porém, a instituição recomenda cautela no uso de tais medicamentos. É por isso que médicos especialistas precisam estar sempre atentos à psicofarmacologia infantil e ao fato de que a prescrição deste tipo de medicamento deve ser feita preferencialmente para casos em que o transtorno é maior. 

A importância de profissionais qualificados

Qualificação e atualização são primordiais para exercer o papel como especialista. Tal questão pode ser obtida através do curso de atualização em Psiquiatria Infantil, Psicofarmacologia na Infância e Adolescência do CursoMedi. Através de curso de atualização em medicina, é possível garantir todo conhecimento necessário para garantir excelente atuação no cenário.

Para isso, escolha o CursoMedi, uma instituição especializada em oferecer curso de aperfeiçoamento em medicina e cursos de atualização em diversas áreas. Nosso corpo docente conta com 30 professores mestres e doutores de diversas especialidades que ministram aulas práticas e teóricas transmitidas online e ao vivo.

Gostou de saber mais sobre transtornos de humor na infância? Então acompanhe o blog do CursoMedi e também nossas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn. Conheça nossa página de cursos clicando aqui

Até a próxima!

Tags:
Não há tags
Abrir Whatsapp
👋 Olá, Doutor(a)! Sobre qual curso quer saber mais? Envie uma mensagem e te explicamos tudo!